quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Edição nº2


Crónicazinha...

Faial Filmes Fest 2008
A Festa do Cinema nos Açores está aí…

O Faial Filmes Fest 2008 prossegue e amplia os objectivos que deram origem ao nascimento do festival: estimular a criação e a produção local de filmes - projectando-a no panorama cinematográfico nacional -, e assinalar o FFF no circuito dos festivais de cinema do país.
Toda a produção desta 4ª edição do Faial Filmes Fest foi pensada no sentido de vincar a identidade do festival sem perder de vista o seu desejável e necessário crescimento; que passa tanto pela visibilidade que o FFF vai granjeando fora de portas como pelo enriquecimento que essa mesma projecção proporciona, dentro de portas, aos potenciais jovens cineastas faialenses e açorianos, resultado da partilha de experiências e conhecimento.
O valor desta estratégia traçada pelo Cineclube da Horta para o Faial Filmes Fest foi este ano de novo bem visível no número de filmes inscritos para as duas secções competitivas (85 no total, dos quais 65 para a Competição Nacional e 20 para a Competição Regional, sendo 11 destes últimos produzidos por realizadores nascidos ou a residir no Faial), mas sobretudo no acréscimo significativo da qualidade das obras apresentadas, o que obrigou a Comissão de Pré-Selecção a um grau de atenção e exigência maior.
De entre os filmes inscritos, foram seleccionados 20 para a Competição Nacional e 10 para a Regional, cobrindo os géneros da ficção, do documentário, da animação e do cinema experimental.

Mas a dimensão do Faial Filmes Fest 2008 está também patente na diversidade do programa organizado para além das sessões competitivas; muito mais vasto na sua extensão, na sua geografia e especialmente na sua substancia.
Sinal disso mesmo é o arranque do festival com uma homenagem irrefutavelmente justa, merecida e sentida ao escritor Dias de Melo: escritor, (…), homem solidário, solitário e fraterno, viciado na escrita e no cachimbo, picaroto da Calheta de Nesquim, baleeiro da literatura açoriana. (…), nas palavras expressivas de Victor Rui Dores.
O FFF2008 presta também tributo a outro nome maior das artes em Portugal; da arte do cinema: Fernando Lopes. O cineasta, nascido do movimento cineclubista e um daqueles que ousaram, dando origem ao chamado cinema novo português, na década de 60, vai participar no festival e o seu mais recente filme O MEU AMIGO MIKE AO TRABALHO fará a primeira ante-estreia desta 4ª edição.

Da geração de 60 para a presente década, o FFF2008 dá o primeiro passo além das fronteiras nacionais, promovendo a ante-estreia no Faial do polémico e propalado BLINDNESS, de Fernando Meirelles, realizado a partir do livro Ensaio sobre a Cegueira, do Nobel português José Saramago. O cineasta brasileiro, aclamado pela crítica internacional pela sua primeira longa-metragem CIDADE DE DEUS (2002), é convidado do Faial Filmes Fest 2008 e vai marcar presença entre nós.

As sessões especiais do FFF2008 revestem-se, de resto, de um certo carácter consagrador do próprio cinema, presente tanto no filme THE LOVEBIRDS, do jovem realizador português Bruno de Almeida, como em ZAGATI, dos cineastas brasileiros Nereu Cerdeira e Edu Felistoque, ou ainda em FERNANDO LOPES, PROVAVELMENTE, de João Lopes.

No ano em que comemora o seu 5º aniversário, o Cineclube da Horta não poderia deixar de fazer uma menção especial à realização na Horta, integrado no FFF2008, do Encontro Nacional de Cineclubes. Trata-se de uma reunião que assume particular relevo numa altura em que o movimento cineclubista se vê confrontado com novos e importantes desafios. O encontro da Horta poderá marcar uma decisiva viragem na coesão e acção conjunta dos cineclubes portugueses, cuja actividade tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento sócio-cultural das comunidades onde se inserem. No âmbito deste encontro, que reunirá cerca de 20 cineclubes membros da Federação Portuguesa de Cineclubes, é com particular satisfação que recebemos também o Presidente da Federação Internacional de Cineclubes, Paolo Minuto.

Salienta-se ainda, com imenso agrado, o programa do FFF Escolas.
Pela primeira vez, este ano, o Faial Filmes Fest dedica especial atenção ao público das escolas, proporcionando a uma faixa etária mais jovem um programa de cinema de animação que comporta a estreia no Faial da primeira longa-metragem de animação totalmente produzida em Portugal – ATÉ AO TECTO DO MUNDO – e um programa comemorativo da FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO, que se assinala no dia 28 de Outubro um pouco por todo o mundo, em jeito de celebração deste género cinematográfico. Consciente da importância de cativar os jovens para as áreas criativas, nomeadamente o cinema, o Cineclube da Horta diversifica também assim o público do Faial Filmes Fest. Esta aposta reflecte-se ainda nos workshops que decorrem paralelamente ao festival – Produção de Filmes em Plano Sequência e Composição de Bandas Sonoras para Filmes -, essencialmente desenhados para um público jovem, mas abertos a todos os interessados.

Junte-se a tudo isto um espectáculo de encerramento com o apelo irresistível do “chôrinho”, do samba e da bossa-nova brasileiros; muita outra música, convívio, partilha de saberes, sabores e emoções, e aí está a Festa do Cinema!


Luís Pereira


Colaboradores:
Ilustração: Isabel Sampaio
Crónica: Luís Pereira
Em cima do Joelho: Jacobino Louco
Cinema: Fausto Cardoso
Artes Plásticas: Albino
Ciência: Verónica Neves


Clique aqui para obter a versão completa do Jornal: Edição nº2

Ou clique em baixo para ler Online:




Sem comentários: