quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Edição nº 49


Crónica

mostra LABJOVEM 2010

E a Mostra LABJOVEM chega ao Faial. Depois de São Miguel e Terceira, a exposição colectiva dos trabalhos seleccionados em 2009 no âmbito do LABJOVEM – Concurso de Jovens Criativos dos Açores, estará patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça de 12 de Novembro a 5 de Dezembro de 2010.
O LABJOVEM – Concurso de Jovens Criadores dos Açores é um programa promovido Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, com organização da Associação Cultural Burra de Milho, cujo objectivo é o incentivo e promoção da criatividade dos jovens açorianos. E tem-no sido. Não só porque tem havido cada vez mais concorrentes e interessados nas edições futuras – da 1ª à 2ª edição houve uma duplicação de concorrentes –, como também têm surgido oportunidades de exposição dos trabalhos seleccionados, como foi o caso da Semana Açoriana no Teatro São Luiz, em Lisboa, que contou com trabalhos de seleccionados em ambas as edições do LABJOVEM, e a apresentação do seleccionado de música e vídeo em New Bedford.
Inicia-se, ao mesmo tempo que se prepara a 3ª edição do concurso, a fase das bolsas de estudo atribuídas aos primeiros seleccionados das onze áreas concorrentes. Na primeira edição, os seleccionados tiveram a oportunidade de receber formação (no continente português, Itália, Inglaterra, Estados Unidos da América e Argentina) nas suas respectivas áreas de criatividade. Em 2011, coincidente também com a fase de entrega de candidaturas da 3ª edição, decorrerá a fase das bolsas de estudo, as quais permitirão ser uma ajuda na formação e no percurso criativo dos jovens seleccionados, permitindo o desenvolvimento de competências e o contacto com novas realidades culturais e criativas.
É na Horta que se encerra o ciclo da exposição, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça; e é no Clube Naval que serão apresentados os seleccionados de música Flávio Cristóvam & the Jamandizen Band, da Terceira e, tocando em casa, os Wicked Jamaica, do Faial.
É na Horta que serão apresentados alguns dos trabalhos criativos que os jovens açorianos têm produzido e que, no caso do LABJOVEM, submeteram à apreciação de um júri idóneo que os seleccionou como representativos da modernidade e contemporaneidade cultural dos Açores.
A não perder.

Rogério Sousa - Presidente da Ass. Cultural Burra de Milho

Colaboradores:

Capa: Margarida Madruga
Página 2 e Cinema: Fernando Nunes
Artes Plásticas: Ana Correia
Ciência e Ambiente: José Nuno Pereira, Fernando Tempera e PNF
Gatafunhos: Tomás Silva

Clicando no quadro seguinte poderá folhear, ler ou fazer download do jornal para o seu computador:

Sem comentários: